segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Remédios Caseiros: Os 10 Melhores

medicamentos-caseiros
Às vezes, não é necessário intoxicar-nos com medicamentos químicos. Remédios caseiros podem ser igualmente eficazes, às vezes até mais. Mas não se esqueça: consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo os caseiros. Confira algumassoluções do tempo da vovó, mas que funcionam de verdade:
1 – CANJA DE GALINHA
Usada para tratar resfriados comuns Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio bastante comum e eficaz, principalmente nas épocas frias.
2 – ÓLEO DE CRAVO
Indicado para dores de dentes. O óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um bactericida natural. Deve ser administrado colocando-se algumas gotas em 1/4 de colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se um algodão umedecido com a mistura no local afetado. Mas tenha cuidado: o óleo de cravo puro, não diluído, em contato com a boca pode provocar queimaduras.
3 - BICARBONATO DE SÓDIO
Para incômodos estomacais. Normalmente usado na cozinha, o bicarbonato é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH (*) do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo d’água é uma maneira fácil de ajudar a sua digestão. O gosto não muito agradável, mas dá para suportar.
(*) pH é o símbolo para a medida físico-química que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
4 – LEITE INTEGRAL
Recomendado no tratamento de bolhas de herpes. A herpes ainda não tem cura curada conhecida, mas existem maneiras de acelerar a recuperação da pele danificada. Um modo simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Esta substância diminui a atividade do vírus e promove a recuperação das áreas afetadas.
5 – MEL DE ABELHAS
Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.
6 – VINAGRE
Recomendado no tratamento das queimaduras de Sol. Aplicar vinagre na pele, puro ou diluído em água, com um borrifador, alivia as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida também ajuda.
7 – FITA ISOLANTE
Para remover verrugas Apesar de levar cerca de 28 dias para curar o problema, a fita isolante remove as verrugas em cerca de 85% dos casos. Mas cuidado: antes de adotar este procedimento, consulte um médico.
8 – BASE PARA UNHAS
Usada nas mordidas de insetos, para formar uma camada protetora em volta da área picada. A base para unhas previne a irritação, permitindo que o corpo cure a ferida sem que seja preciso coçar frequentemente.
9 – TALCO
Usado em cabelos oleosos. Na correria da vida moderna, às vezes não dá tempo nem para um banho. Nesses casos, o talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Uma colher de chá espalhada pelo cabelo, com um pente ou as mãos, é o suficiente.
10 – AZEITE DE OLIVA
Para dores de ouvido. Morno, o azeite de oliva é usado em crianças pequenas para combater o desconforto das dores de ouvido. Acredita-se que o azeite morno alivia a inflamação, diminuindo as dores causadas pelo muco, que bloqueia o sistema usado para equalizar a pressão interna do ouvido. Use um conta-gotas e pingue 4 gotas no ouvido dolorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário