quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chat sobre Dermatite Atópica. Por Galderma Brasil

1:30
Iniciamos o chat com a Dra. Camila! Enviem perguntas sobre dermatite atópica!
1:32
Comentário de Fernanda  
Boa tarde! Gostaria de saber as diferenças entre dermatite atópica e dermatite de contato.
1:34
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Olá Fernanda, td bem? a dermatite atópica é um tipo de eczema bem particular. tem predisposição genética, é uma sensibilidade aumentada da pele a vários estímulos. A dermatite de contato é um eczema, uma inflamação da pele relacionada ao contato com alguma substância específica, que ou é irritante para a pele, ou causa uma alergia.
1:43
Comentário de Fernanda  
Certo, Dra. Certa vez tive dermatite de contato ao usar chinelos de borracha. Suspendi o uso e, mesmo 10 anos depois, não consigo usar pois começam a aparecer bolhas vermelhas. É normal ter essa reação alérgica "para sempre"?
1:48
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Fernanda, provavelmente isto é uma alergia à borracha. Quando desenvolvemos uma alergia a alguma coisa, isso é permanente, persiste para sempre. Não conseguimos curar a aquela alergia. A dermatite conseguimos tratar, afastando a causa, usando algum tratamento em creme. Mas se novamente entramos em contato com aquela substãncia, provavelmente novas lesões irão surgir.
1:48
Comentário de Cristina  
De um ano para cá tenho tido reação a sapatos de borracha ou sapatilhas e chinelos, assim como a Fernanda citou. Já tentei de tudo e fui em vários dermatologistas, mas nada resolve. Por que esse tipo de reação aparece "do nada"?
1:51
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Cristina, pode-se desenvolver a alergia a praticamente qualquer coisa. É uma sensibilidade individual. A borracha é uma causa de dermatite relativamente frequente. E como eu disse para a Fernanda, não tem como curar esta alergia. Se uma pessoa é alérgica a alguma substãncia, ela deve ser afastada, para que a dermatite não volte.
1:53
Comentário de Vanessa  
Olá, boa tarde! Foi constatado há 2 dias que meu filho Bernardo de 11 meses tem dermatite atópica. O que a dermatologista me explicou é que não é contagioso. Mas hoje de manhã, meu filho Vítor (são gemeos) apareceu com os mesmos sintomas que o Bernardo teve no início. E minha vizinha também está com a mesma doença, só que há mais de 1 mes. Pensamos que talvez seja um outra coisa, sarna por exemplo: qual a diferença entre dermatite atópica e a sarna?
1:57
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Vanessa, dermatite atópica não é uma doença contagiosa mesmo. Existe uma predisposição familiar, então é comum mais de uma caso na mesma familia. A sarna- chamada de escabiose, é uma doença causada por uma agente parasitário, e pode ser trasmissível. Vc deve procurar novamente sua dermatologista, para avaliar o seu outro filho, e esclarecer melhor suas dúvidas.
1:58
Comentário de Silvia  
Que tipo de desodorante pode ser utilizado para quem tem dermatite nas axilas?
1:59
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Silvia, deve ser avaliado com um dermatologista qual é a causa da dermatite das axilas. De modo geral, deve-se preferir desodorantes sem álcool e sem perfume, para peles sensiveis.
2:00
Comentário de Andréia  
A falta de hidratação é um fator para o desenvolvimento de dermatite em qualquer área do corpo?
2:01
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Andréia, a pele ressecada é mais propensa a ter coceiras e dermatites sim.
2:02
Comentário de Ana  
O que podemos fazer quando a dermatite aparece em áreas que suamos muito, como axilas e virílha? Tem cura ou é algo que temos que cuidar para sempre?
2:05
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Ana, a quantidade de suor varia muito de pessoa a pessoa. É uma característica pessoal. Deve-se cuidar sempre, usando roupas frescas, soltas, de tecidos naturais, como o algodão. E a avaliação médica é importante, para o diagnóstico correto do problema e orientação adequada.
2:06
Comentário de MAriana  
O que é melhor para alergias/dermatites nas axilas, desodorante spray ou roll on? Vejo muito na internet notícias sobre desodorantes spray bloquearem os poros e causarem câncer.
2:09
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Mariana, não há evidência científica de que os antitranspirantes causam câncer. Para quem tem dermatite nas axilas, é melhor usar desodorantes sem perfume e sem álcool.
2:23
Comentário de Dirce  
Posso tomar banho de mar ou piscina durante as crises? Mesmo passando protetor solar, posso tomar sol ou isso mancharia a minha pele para sempre?
2:27
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Dirce, não há contraindicação de banhos de mar ou piscina. Deve- se tomar cuidado para não ressecar muito a pele, principalmente nas piscinas, que na maioria das vezes é tratada com cloro. Então, é importante banhos mornos, e aplicar hidratante após.
2:28
Comentário de Sandra  
Minha avó me aconselhou a passar chá de alecrim na pele após banho, sem passar água depois, e isso fez a dermatite da minha filha melhorar. É comprovado que o alecrim cura a doença?
2:28
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Dirce, sempre que se tem uma inflamação da pele pode resultar em manchas, independente da exposição solar. Essas manchas normalmente são transitórias.
2:30
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Sandra, não há comprovação científica de que o alecrim cure a dermatite atópica.
2:30
Comentário de Dulce Maria  
O anticoncepcional pode mesmo estimular o aparecimento das atopias?
2:31
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Dulce, não há ligação entre anticoncepcionais e dermatite atópica.
2:31
Comentário de Paulete  
Tenho crises de D.A. e não tem jeito a não ser tomar corticóides. Existe outra alternativa?
2:33
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Paulete, existem várias formas de tratar dermatite atópica, dependendo da gravidade da doença. Existem ´sim alternativas aos corticoides. É importante q vc veja com o seu médico as opções mais adequadas para vc.
2:33
Comentário de Emilia  
Qual é a diferença entre urticária e dermatite atópica?
2:36
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
A dermatite atópica é uma dermatite, uma inflamação da pele, que tem uma predisposição genética. Ocorrem lesões vermelhas, ás x descamativas na pele, que coçam muito e são persistentes. O quadro tem períodos de melhora e de piora.
2:37
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Emília, a urticária é caracterizada por lesões que ficam vermelhas e inchadas, aprecem vergões na pele. As lesões são fugazes, rápidas. Pode ter relação com uso de medicações, alimentos.
2:37
Comentário de Vie  
Tomar banhos quentes/mornos agrava a drematite atópica mesmo que passe hidratante depois?
2:38
Comentário de Dra. Camila Eduardo  
Vie, o ideal é tomar banhos mornos. Os banhos quentes acabam removendo a oleosidade natural da pele, e podem piorar a coceira.
2:39
Pessoal, infelizmente nosso tempo esgotou! Agradecemos a participação de todos e aguardamos vocês nos próximos chats!

Nenhum comentário:

Postar um comentário