sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENTRANDO EM SUA CASA: Agência dos EUA cria sensor capaz de "enxergar" através de paredes.

Agentes federais norte-americanos poderão ter sua eficiência elevada a extremos graças a um novo projeto da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), setor responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares. A agência anunciou neste mês de novembro que vem trabalhando em um sensor térmico biométrico capaz de fazer com que militares consigam "ver" através de paredes.
Sensor em desenvolvimento pela DARPA (Foto: Divulgação)Seria assim a investigação do futuro? (Foto: Divulgação)
Esta nova ferramenta é, a grosso modo, uma junção de dois projetos preexistentes da DARPA. São eles o Radar Scope, que permite identificar indivíduos através de paredes, e o Life Reader, um rastreador que usa os batimentos cardíacos do investigado para determinar sua localização exata.Apesar de dispositivos deste gênero não serem uma total novidade, a DARPA acredita poder melhorar bastante seus produtos, já que os atuais possuem restrições de distância (usualmente, 8 m de tolerância) e não são precisos para buscas em locais densamente povoados. A agência pretende ampliar a ação de seu novo sensor para até 10 m, tornando viável o envio de dados sobre os criminosos ou sequestrados mesmo quando estes estiverem atrás de paredes bastante espessas.
Seu conceito mais ousado consiste em identificar simultaneamente diversas pessoas graças a informações conseguidas por eletrocardiografia. Este recurso viabilizaria saber em que lugar se encontram os personagens-chave de missões, facilitando toda a operação. Uma arma que promete minimizar os riscos para soldados e civis envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário