Quem utiliza o transporte público poderá pagar no mínimo R$ 6,30 por dia a partir da próxima semana.Enquanto o salário mínimo teve um reajuste de 14 % a passagem recebe um reajuste de 26,4%, isso porque ainda não ocorreu aumento do combustível, ou seja, quando isso ocorrer servirá de justificativa para um novo aumento. A pergunta é: isso é justo com os trabalhadores?
A informação foi anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) no início da tarde de ontem. De acordo com o Setps, após a avaliação do impacto da decisão da Justiça, com a atualização salarial, o custo por passageiro que era de R$ 2,96 passará para R$ 3,15.
O superintendente do Setps de Salvador, Horácio Brasil, lembrou que em dezembro do ano passado, o sindicato já havia enviado um pedido de aumento de tarifa que foi rejeitado pela prefeitura.
“Estamos apresentando o pedido novamente. O aumento é importante para que o serviço não seja prejudicado. Com os reajustes salariais dos rodoviários, o aumento da tarifa é inevitável. A atual tarifa, de R$ 2,50, está defasada há seis meses em relação ao custo real de cada passageiro, que era estimado em R$ 2,96 até a decisão da Justiça.”, explicou.
“Estamos apresentando o pedido novamente. O aumento é importante para que o serviço não seja prejudicado. Com os reajustes salariais dos rodoviários, o aumento da tarifa é inevitável. A atual tarifa, de R$ 2,50, está defasada há seis meses em relação ao custo real de cada passageiro, que era estimado em R$ 2,96 até a decisão da Justiça.”, explicou.
Responsável pelo transporte público na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) confirmou o recebimento do pedido, mas ainda não quis se pronunciar sobre o assunto, alegando que o material será analisado hoje pela manhã por técnicos da prefeitura e representantes do Setps.
“O Setps ainda vai colocar a culpa nos rodoviários. O Setps é um sindicato patronal e não um órgão da prefeitura, mas deveria ser. Não é possível que a prefeitura deixe o controle do transporte público nas mãos de um sindicato que é dono de empresas de ônibus. Precisamos ir às ruas contra o aumento abusivo” , reclama um usuário.
O estudante de jornalismo Igor Dantas avalia que a medida não pode beneficiar empresários e prejudicar a população. "Os ônibus e pontos estão sempre lotados, desconfortáveis. A grande parte da população que pega ônibus não tem condição de pagar mais de R$ 3 por passagem, considero esse valor exorbitante, não condiz com a realidade financeira da população”, afirma.
O estudante de jornalismo Igor Dantas avalia que a medida não pode beneficiar empresários e prejudicar a população. "Os ônibus e pontos estão sempre lotados, desconfortáveis. A grande parte da população que pega ônibus não tem condição de pagar mais de R$ 3 por passagem, considero esse valor exorbitante, não condiz com a realidade financeira da população”, afirma.
Veja a tabela de aumento desde 2002 até 2011:
Ano | Mês | Valor |
---|---|---|
2002 | Maio | R$ 1,10 |
2003 | Janeiro | R$ 1,30 |
2003 | Agosto | R$ 1,50 |
2005 | Outubro | R$ 1,70 |
2007 | Janeiro | R$ 2,00 |
2009 | Janeiro | R$ 2,20 |
2010 | Fevereiro | R$ 2,30 |
2011 | Janeiro | R$ 2,50 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário