quarta-feira, 16 de maio de 2012

POLÍTICA: DEM e PSDB, PMDB e PC do B, e o PT como fica?

As articulações já estão acontecendo e futuras alianças, com propostas e projetos distintos estão se propagando nas especulações políticas.




Com a aliança firmada entre PSDB e DEM, o clima antre o deputado federal e até então pré-candidato tucano, Antônio Imabassahy, não está nada bem com o partido.
 
Nos bastidores, há quem diga que Imbassahy irá marchar sozinho, sem partido. Na terça-feira (15), durante entrevista ao Programa do Bocão, o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia alfinetou Imbassahy e ressaltou ressaltou que será necessário o candidato Antônio Imabssahy ceder e apoiar Neto, já que "política tem que ter paciência e entender a razão dos outros. Conheço Imbassahy desde 17 anos. São mais de 40 anos de convivência. Ele tem todo direito de pleitear a prefeitura, mas sabe que é um homem de partido". O presidente do DEM disse que, para vice, "pode ser que seja alguém do PSDB". 
 
Sobre a disputa, Aleluia acredita que o "candidato da continuidade - do PT..ele vai conseguir juntar muitos candidatos em torno dele...e ganhar mais tempo de TV. Mas isto não ganha eleição", afirmou.
 
O que se diz agora é que o PT estaria aproveitando essa ruptura tucana para atrair Antônio Imbassahy. O intuito é atrir o deputado para a base governista, conquistar votos e fortalecer a candidatura de Pelegrino, que ainda não decolou.
 
PSDB e DEM
 
O trabalho do líder da bancada do DEM na Câmara Federal e pré-candidato anunciado à prefeitura de Salvador, ACM Neto, começou a render frutos objetivos na semana passada com o anuncio do PSDB baiano de que vai caminhar ao lado dele nas eleições de outubro deste ano.
 
Neto fez uma opção que carregava algum risco. Tentou fechar a parceria com os tucanos e peemedebista via diretório nacional. Com o PMDB ficou difícil e o grupo liderado pelos Vieira Lima na Bahia não aceitaram a interferência. Já com o PSDB, ao que parece, a tática funcionou.
 
Na quarta-feira (9), a reportagem da Folha de São Paulo anunciou que o DEM fechou questão e já discute data para anunciar uma aliança com o ex-governador José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O acordo, segundo noticiou o impresso paulista, deslanchou nos últimos dois dias, quando a sigla obteve garantias de apoio dos tucanos à candidatura do deputado ACM Neto (DEM-BA) à Prefeitura de Salvador e de que poderá opinar sobre o vice de Serra.
 
Apesar de ainda discutir detalhes, como a coligação proporcional, o partido prevê oficializar a adesão dia 17 de maio. Anteontem, dirigentes e líderes do DEM se reuniram com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e acertaram com ele que a vice de Serra será discutida com os partidos que apoiarem o tucano.
 
PMDB e PCdoB
 
O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, revelou – em entrevista concedida ao jornal Tribuna da Bahia, que pode firmar uma aliança com  PMDB, rompnedo assim com o PT. “ O PCdoB sempre se movimenta em torno de projetos e somos construtores de um projeto nacional liderado, hoje, por Dilma. Aqui na Bahia somos, também, construtores de um projeto que levou Wagner ao governo do Estado. É um projeto que tem forças diversas, fruto de alianças, e é natural que existam diferenças, pleitos que podem, aqui e acolá, se confrontarem com interesses distintos. Na eleição municipal as coisas ficam mais explícitas, as diferenças se explicitam com maior intensidade porque a disputa é local, em volta de famílias, mas nenhuma dificuldade de participação do PCdoB nesse projeto. Nós temos absoluta convicção que esse é o melhor caminho e estaremos nele”, disse Almeida.
 
Já o deputado federal Lúcio Viera Lima, presidente do PMDB da Bahia, sentou na “Cadeira Elétrica” do programa Se Liga Bocão, na noite de segunda-feira (14). De olho nas próximas eleições municipais, o peemedebista confirmou que conversas com o deputado federal Daniel Almeida estão possibilitando uma aproximação com o PCdoB. “A partir do momento em que uma legenda se coloca distante do processo hegemônico do PT, está se aproximando do PMDB. Estou conversando bastante com o deputado Daniel Almeida para, se possível, chegar a um entendimento para caminharmos juntos”, afirmou Lúcio Vieira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário