domingo, 1 de julho de 2012

PERIGO NO AR! Existe uma terrível possibilidade de uma pandemia de gripe aviária no mundo

Enquanto muitos estão se preocupando com futilidades, em se manter poder, disputa pela audiência e até mesmo pelo reconhecimento exagerado, um terrível vírus tem a possibilidade de se espalhar e se multiplicar, causando terror e tragédias por onde passar que é o H5N1-gripe aviária (não confundir com a gripe suína – H1N1), mata mais de 50% dos infectadosMas, desde que foi descoberta, em 2003, somente 332 pessoas morreram vitimadas por ela. Isso porque a doença ainda não é transmitida pelo ar, mas somente através de contato direto entre aves e seres humanos. Abra o olho para um risco maior, nessas eleições aproveitem pra colocar no poder aqueles que terão um extremo compromisso com a saúde, pois, o nosso país não pode ser o último a se precaver contra esse mal cada vez mais eminente. Tomara que os doutores da vida resolvam os nossos problemas, para que possamos ver nossas famílias dormindo mais sossegadas. 





Dúvida mortal
Acaba de ser publicado um trabalho considerado pelo site da Wired (1) como um dos mais importantes de 2011 e que trata de uma descoberta aterrorizante: cinco mutações bastavam para que o vírus H5N1 passasse a ser transmitido pelo ar. E isto já aconteceu. Uma gripe tão mortal causará uma pandemia (epidemia planetária), se puder ser transmitida por espirros e tosse.



Assim que o cientista Ron Fouchier (foto), do Erasmus Medical Centre, em Roterdã, Holanda, anunciou que havia identificado as mutações, surgiu a dúvida: publicá-las ou não? Temia-se que laboratórios produzissem a cepa com mutações para praticar o bioterrorismo (2) ou que um acidente ou falha na segurança das amostras resultasse em um vazamento do vírus letal para a atmosfera. Nos dois casos, terror e morte se seguiriam em todo o mundo.
(1) A Wired é uma revista norteamericana que trata de questões envolvendo a tecnologia e sua influência sobre a sociedade, a cultura, a economia e a política.
(2) Bioterrorismo é o ato de espalhar vírus ou bactérias, com a intenção de provocar doenças e a morte de pessoas, animais ou plantas. Laboratórios criminosos são capazes de fabricar vacinas e praticar o bioterrorismo, para obrigar os governos a comprá-las deles. Que mundo, não?…
Depois de muita discussão, ficou decidida a publicação do trabalho, com todos os detalhes sobre as mutações. A esperança dos cientistas é que a divulgação possibilite a fabricação de vacinas e uma investigação das mutações existentes, para verificar se alguma cepa na natureza possuía alguma das mutações necessárias. Avalia-se que, se alguém for infectado por uma versão com duas das mutações, nos cinco dias de infecção normal, as outras três mutações poderiam ocorrer, e o vírus poderia passar a ser transmitido por espirro e tosse.

Família complicada
O Influenza A (foto microscópica) é uma “família” de vírus que ataca aves e alguns mamíferos. Os membros desta “família” recebem um nome relacionado à hemaglutinina (H) e à neuraminidase (N) específicas. Existem 17 diferentes hemaglutininas, de H1 a H17, e 9 diferentes neuraminidases, de N1 a N9. A gripe suína tem a hemaglutinina tipo 1 e a neuraminidase também tipo 1 e, por isto, sua nomenclatura é H1N1. Mas continua sendo um vírus Influenza A. Diferentes combinações H e N resultam em vírus que podem ser mais ou menos perigosos e que atacam uma ou várias espécies. O vírus H5N1, da gripe aviária, por enquanto é bastante perigoso para aves, tendo matado milhões delas. Também é letal para seres humanos, mas não tão perigoso, porque (ainda) não é transmitido por via aérea. E Deus queira que não seja nunca…
Os sintomas
Febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, conjuntivite e, em casos severos, problemas respiratórios e pneumonia, que – dependendo do sistema imunológico do paciente – pode levar a óbito. Aliás, a severidade da infecção, de modo geral, depende do estado do sistema imunológico da pessoa infectada. Depende também se ela já havia sido exposta ao vírus anteriormente, porque isto a deixaria parcialmente imune, funcionando como uma espécie de vacina. Ainda não se sabe se a versão para humanos apresentará outros sintomas. Por enquanto, o vírus que está causando mais problemas é o da gripe suína, a H1N1, que já está causando mortes também neste inverno. Fique alerta aos sintomas desta gripe e não deixe de se vacinar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário