domingo, 23 de setembro de 2012

UFC 152: Jon Jones castiga Belfort e mantém seu cinturão


Americano lança série quase interminável de socos e cotoveladas no brasileiro, que passou quase a luta toda no chão, controlado pelo campeão, e foi finalizado

Jon Jones comemora após vencer Vitor Belfort na principal luta do UFC 152

Vitor Belfort chegou com mais experiência, mais apoio e muito menos responsabilidade para o duelo contra Jon Jones, neste sábado, em Toronto, no Canadá, pelo UFC 152. Mas isso não foi o bastante para o brasileiro superar o fenômeno americano, que segue sendo o campeão dos meio-pesados. Jones, que aceitou colocar o cinturão em disputa contra Belfort mesmo sabendo que o carioca não era o lutador mais indicado para reivindicar o título, venceu por finalização no quarto round. Como não vinha lutando nessa categoria (estava entre os médios), Belfort não tinha nada a perder e agarrou a oportunidade de tentar buscar o cinturão ainda que não pudesse cumprir um período adequado de treinamento - foi chamado para o duelo depois que Dan Henderson, o adversário original de Jones, se machucou nos preparativos para o desafio contra o campeão. Mesmo contando com o apoio da torcida, que gritou seu nome e vaiou o campeão, Belfort não suportou a pressão do americano, que levou a luta para o chão logo no início, se desvencilhou de uma tentativa de imobilização e castigou o brasileiro com socos e cotoveladas no rosto.

Belfort chegou ao fim do primeiro round coberto de sangue. Chegou a ser examinado pelo médico antes de voltar para o segundo assalto. Para evitar uma repetição da série de golpes do início da luta, Belfort manteve Jones à distância no round seguinte. Nos dois minutos finais, porém, o americano voltou a ficar sobre o brasileiro no solo, dominando o duelo mais uma vez. No primeiro minuto do terceiro assalto, Jones acertou um chute no abdome de Belfort. O brasileiro sentiu e voltou ao chão, permitindo que o campeão voltasse a assumir a posição de controle no combate. Para desespero de Belfort, Jones tinha a chance de desferir os golpes que são a especialidade do campeão, as cotoveladas, machucando o rosto e o pescoço do desafiante. E no quarto assalto, depois de uma rara sequência de golpes encaixada por Belfort, a luta voltou ao chão e Jones enfim conseguiu encerrar o duelo, finalizando o brasileiro com uma chave de braço. Agora, Jones segue soberano entre os meio-pesados - e, além de Henderson, só Lyoto Machida e talvez o falastrão Chael Sonnen (que subiu de categoria de peso após ser derrotado por Anderson Silva) aparecem como possíveis candidatos a tentar destroná-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário